Notícia

E-commerce, uma tendência em expansão

segunda, 11 de maio de 2020
Depois do Natal, o Dia das Mães é a melhor data para os comerciantes. Isso quando as pessoas podem ir até a loja para comprar os presentes!!!

Depois do Natal, o Dia das Mães é a melhor data para os comerciantes. Isso quando as pessoas podem ir até a loja para comprar os presentes, o que não ocorreu este ano. Para tentar driblar essa dificuldade, a aposta de empresários tem sido a comercialização de itens pela internet, o chamado e-commerce.

Segundo dados do SPC Brasil, a crise provocada pela pandemia acarretou uma queda 21,93% no volume de vendas no varejo em nosso município, em comparação com o ano passado.

Na avaliação do gerente de Competitividade do SEBRAE, César Rissete, a alternativa de vender pela internet pode ajudar a driblar os prejuízos do varejo.

O que aconteceu na Páscoa e no Dia das Mães foi o crescimento explosivo do mercado on-line. O aumento foi de 433% nas vendas on-line em relação ao ano passado. “De fato vai haver crescimento, a expectativa é de aumentar ainda mais o comércio eletrônico, esse será o canal pelos quais as pessoas passarão a comprar com mais frequência a partir de agora por uma tendência crescente natural de mercado, que já existia há algum tempo, e que a partir de agora passa a criar maior força”, analisa.

Além de perceber um aumento nos pedidos de informações sobre o comércio on-line, o SEBRAE começou a divulgar vídeos e postagens com dicas sobre como o empresário pode faturar mais, através destes canais. Para não reduzir fortemente suas vendas, as empresas têm procurado orientação para manter o seu atendimento por meio de canais à distância. Isso significa muitas vezes o empresário, por meio de redes sociais, se conectarem com seu consumidor. Temos incentivado eles a se mobilizarem via rede social. Dá para se valer até mesmo de Whatsapp, que tem sido bastante utilizado pelos empreendedores, neste momento de isolamento social.

Foi o que Flaviana Miriele da Silva Machado, fez. Proprietária da loja de roupas Sintonia Feminina, a jovem empresária precisou mudar completamente a estratégia para continuar vendendo e atender os clientes neste momento de pandemia. Mais que isso, percebeu que se antecipar é a chave do sucesso.

“A Sintonia Feminina – Moda Mulher é uma loja física, que até algum tempo atrás, não pensava em fazer vendas on-line. Usava as redes sociais apenas como vitrines para os clientes”, conta Flaviana.  Devido ao novo cenário que enfrentamos para não sofrer um baque nas vendas durante a quarentena, a empresária tem investido em treinamentos voltados para vendas online e tem mudado a forma de trabalhar, utilizando-se de campanhas nas redes sociais, vendas online para outros municípios até mesmo fora do estado, e delivery na cidade. Segundo Flaviana, com a questão da pandemia ela teve que repensar estratégias para se manter no mercado, vendo a  necessidade de usar novas ferramentas que tem dado  certo, a empresária se sente otimista nesse momento e comemora os resultados já alcançados com a mudança.

Cuidados e segurança

Os comerciantes que não estão acostumados à internet devem ter cuidados redobrados para que a imagem do negócio não seja prejudicada. A principal orientação é que os empreendedores fiquem de olho no preço, no estoque e nos prazos.

Você precisa saber o preço que de fato você pode comercializar, para que te dê uma margem. Saber também os custos desse tipo de comercialização, como logística, meio de pagamento, comissionamento das plataformas de comercialização.

Se os comerciantes devem se preocupar com os produtos, o mesmo vale para os clientes, especialmente os que não têm hábito de comprar pela internet. O especialista em crimes cibernéticos, José Antônio Milagre, avisa que as fraudes digitais são normais, nos dias de hoje.

E uma dica valiosa é acessar as lojas diretamente pelo endereço eletrônico oficial. Viu alguma promoção em rede social ou recebeu por Whatsapp? Não clique naquele link. Vá ao endereço eletrônico oficial da loja e, por lá, procure o produto. Se a promoção de fato existir, será fácil de encontrar.

 

Fonte: ACERE