Notícia

A importância de uma liderança eficiente

quinta, 06 de junho de 2019
Ser líder é uma missão desafiadora, é ter poder de influências.

EMPRESARIAL

O termo líder é popularmente conhecido, porém faz necessário enfatizar que existe uma grande discrepância entre líder e chefe. Resumidamente todo líder é chefe, mais nem todo chefe é líder. 

O líder tem o poder de influenciar, motivar, conduzir, inspirar. Ele busca não só o resultado, está junto com a equipe, dividi as responsabilidades, mostra a melhorar direção a seguir e como conseguir alcançar os resultados almejados.

O chefe tem tendência de impor ordens, comandar pessoas, centralizar poder. Também é definido com centralizador. Não é aberto para relatar os problemas, e muito menos, a escutar a opinião dos seus subordinados. O fator mais relevante para o chefe é o resultado(lucros). 

Tipos de Liderança

  • Liderança Autocrática: O líder é centralizador, toma as decisões, não busca a opinião da equipe. O líder autocrático se considera autossuficiente, não consulta os subordinados e consequentemente acaba distanciando a equipe.
  • Liderança Democrática: O líder busca a opinião dos liderados, está sempre a disposto a ouvir e debater as ideias e projetos.
  • Liderança Liberal: O líder defende totalmente a liberdade, deixa os liderados tomar as devidas decisões. O líder inspira confiança

 Liderança nas organizações

Na visão de Kaplan e Norton (2004), a habilidade de liderar, especialmente na gestão da mudança é uma condição fundamental para que uma organização orientada estabeleça sua estratégia.

A liderança é essencial para as organizações. O líder precisa saber como conseguir e atingir os resultados almejados, e consequentemente alcançar o sucesso empresarial. Devido as exigências empresarial a liderança precisa ser desenvolvida e fundamentada nas necessidades de cada organização.

 

FERNANDA GADELHA ALVES

Escrito Por

FERNANDA GADELHA ALVES

Contadora, Especialista em Planejamento Tributário. Experiencia comprovada no setor fiscal a mais de 10 anos. Integrante da comissão estadual da mulher contabilista - CRC CE Profissional proativa, ética, responsável, bom relacionamento interpessoal, desenvolvimento de equipes de trabalho, comprometida, gestora de pessoas e foco no resultado.

Fonte: